Thursday, April 3, 2014

with 1 comment

Tosa de bumbum de coelho

Olá gente! Volta e meia eu posto nas redes sociais que estou esperando meus bebês acabarem de tomar café para tosar bumbuns. Muita gente acha fofo, quer até ter um coelho pra tosar o bumbum dele também haha ! Bem, hoje venho mostrar para vocês a realidade de tosar bumbuns, um antes e depois e algumas técnicas rápidas e práticas para fazê-lo !



Nas fotos abaixo está o Tobi, meu bebê mini lop. Ele só tem alguns meses, mas já é bem peludinho, inclusive no fundo. Não cheguei a fotografar antes da tosa porque ele até estava limpinho, mas segue o depois:




Como podem ver vocês devem segurar o coelho no colo, deitado de barriga pra cima. Relaxe-o com carinhos antes de começar e faça tudo devagar e evitando movimentos bruscos, pois eles podem se assustar e se machucar ! Use uma tesoura sem ponta afiada para evitar acidentes e acabar mais rápido, isso pode ser um pouco estressante para o coelho.

Fale com o coelho enquanto faz a tosa, fale bem manso, isso o ajudará a relaxar!

Agora vem a parte do " vamos ver " ! Segue foto da Panda, minha teddy dwerg de quase 1 ano. Ela tem pelagem longa mas sempre a toso por inteiro, mas esse bumbum parece que tem imã e vive cheio de bolotinhas de cocô. No dia das fotos ela estava com o cocô mole porque surrupiou comida de cachorro, mas dei probiótico e logo ela melhorou. A situação deixou as fotos mais reais:


E o depois ( na primeira foto logo depois de aparar os cocôs, na segunda foto já pronta, tive que lavá-la no tanque, só o bumbum e depois tirar mais pelo):





Ela não reclama não, nem ela nem o Tobi, então acostumados com a tesoura e com as tosas.

As dicas são:

- Corte de fora pra dentro, primeiro o entorno e depois bem perto do fundo do coelho.
- Faça tudo com atenção pois qualquer movimento errado pode machuca-lo !
- Corte o pelo curto mas não precisa deixar super rente á pele.
- Use uma tesoura bem afiada e sem ponta, vá com calma e evite movimentos bruscos.
- Sente com o coelho no colo e com uma lixeira entre as pernas, o pelo deve cair da tesoura para a lixeira pois o pelo dos coelhos costuma ser bem leve e voa facilmente.
- Seu nariz pode e DEVE coçar, então se for espirrar tire a tesoura de perto do coelho pois ele vai se assustar e pode se machucar.

A tosa deve ser feita a cada mês mas eu costumo olhar os coelhos toda semana, se precisar eu faço, senão deixo. Se não tosar o coelho ele pode ficar com os movimentos limitados e até machucar o fundo dele, irritando a pele. Se ele ficar pulando chutando o ar é porque provavelmente está na hora de limpar ali atrás.

Coelhos de pelo longo devem ser tosados ou limpos toda semana, os meus eu toso o pelo, mas algumas pessoas deixam. Teddy Dwergs ficam com o pelo arrastando no chão se não tosar, então imaginem o bumbum!

Depois de tosados os coelhos ficam mais leves e soltos, podem sujar tudo de novo haha, ficam felizes e mais lindos do que já são!


Espero que o post tenha ajudado a entenderem o que é tosar bumbum ! Eu amo hahaha adoro tudo que tenha a ver com meus totuxos, mas tem gente que acha meio, digamos, inusitado. 

Qualquer dúvida ou sugestão de post estou á disposição, abraços á todos !

1 comment:

  1. Adorei obrigada, pelo o que eu vi seu coelho, pega escondido a ração do cachorro, quais são os sintomas? Meu coelho pegou uns, nesses dias e estou com medo. O que pode ocorrer?

    ReplyDelete